Preço de venda unitário - este é o preço pelo qual você vende um item específico.
Ao administrar seu próprio negócio, você deve saber quanto tempo levará antes de começar a ter lucro. Uma maneira prática de descobrir é calculando seu ponto de equilíbrio. Como o nome sugere, este é o ponto em que os custos de funcionamento do seu negócio e das suas vendas se equilibram. A equação para uma análise de ponto de equilíbrio é assim:
Ponto de equilíbrio = custos fixos / (preço de venda unitário - custos variáveis)
Cálculo bastante simples
Agora, não deixe que a matemática o intimide - na verdade, é um cálculo bastante simples. Vamos examinar cada parte da equação para entender melhor.
Custos fixos - Todos os custos iniciais, aluguel, seguro e outros custos que permanecem estáticos, independentemente de quantos itens você vende, são custos fixos. Esses são os investimentos em que você gasta antes mesmo de começar a vender.
Preço de venda unitário - este é o preço pelo qual você vende um item específico. Existem dois métodos principais para descobrir o preço a colocar em seus produtos. O primeiro, o preço baseado no custo, envolve descobrir quanto custará para você produzir um item e, em seguida, adicionar o lucro que desejar a esse valor para o preço final. No entanto, isso normalmente é desaprovado, pois qualquer concorrente que encontre uma maneira mais barata de produzir o mesmo item pode prejudicar seu negócio. O outro método, o custeio baseado em preço, exige que você descubra quanto seus consumidores estão dispostos a pagar por seu item e, em seguida, ajuste seus custos de produção de acordo. Isso permite que você ajuste seus preços com mais facilidade quando a concorrência entrar em contato.
Depois de atingir o ponto de equilíbrio, qualquer lucro obtido a partir desse momento irá para sua conta bancária.
Custos variáveis - são os custos necessários para produzir, marcar e etiquetar seus itens, bem como mão de obra e outros custos operacionais. À medida que sua empresa cresce, esses custos provavelmente se ajustam à medida que você adiciona ou subtrai itens para fazer com que sua empresa funcione com mais tranquilidade.
Agora que sabemos o que se passa na fórmula, vamos tentar novamente:
Preço de venda unitário
Ponto de equilíbrio = custos fixos / (preço de venda unitário - custos variáveis)
Agora podemos ver que o ponto de equilíbrio nos ajudará a descobrir quantos itens você terá que vender para compensar os custos necessários para iniciar seu negócio. Você pode então descobrir se os preços pelos quais está vendendo o ajudarão a equilibrar as contas em um período de tempo razoável, com base na taxa de quantas unidades você pode projetar para vender. Depois de atingir o ponto de equilíbrio, qualquer lucro obtido a partir desse momento irá para sua conta bancária.
Calculadoras online - agora, se você preferir que um computador faça as contas para você, existem várias calculadoras de ponto de equilíbrio disponíveis online. Eles são muito amigáveis e úteis.
Lembre-se de que, embora a análise do ponto de equilíbrio seja uma ferramenta útil, ela não prevê a demanda por seu produto. Ele pode dizer quantos itens você terá que vender para atingir o ponto de equilíbrio, mas não pode dizer se essa quantia será realmente vendida. Lembre-se de que você só fará realmente crescer o seu negócio se tiver o produto certo pelo preço certo.