A gestão de crises está conosco desde o início dos tempos, desde a derrota do tigre dente-de-sabre que invade a vila em anos passados até os acidentes de avião de hoje. Estar preparado é uma das coisas mais fáceis de fazer para responder a uma crise - mas é a coisa mais difícil de conseguir por falta de tempo. Siga estes passos e esteja preparado!
Passo 1
Encontre tempo para pensar nas crises que podem ocorrer com você, sua equipe, seus executivos de nível C e sua empresa. Será um pouco mórbido, mas ajudará você e a empresa no longo prazo.
Passo 2
Anote as crises com 50% ou mais de probabilidade de ocorrer (um acidente de avião é de 100%, enquanto a morte por queda em um recinto de pinguins no zoológico local é de 1%).
Etapa 3
Reduza a sua lista para 20 e, em seguida, escolha as 10 primeiras (para começar).
Passo 4
Com essas 10 crises, serão 10 planos feitos, cada um em uma página (depois de fazer o primeiro, você terá um template que tornará o resto mais fácil). Alguns desses planos podem exigir um comunicado à imprensa - por exemplo, se o seu CEO morrer em um acidente de carro, tenha um comunicado escrito afirmando: "X fará muita falta e passamos nossas condolências aos amigos e familiares de X", e assim por diante. Deixe as informações relevantes em branco (como nome, data, etc.), para que você possa adicionar essas informações se e quando for necessário.
Etapa 5
O modelo deve incluir: comunicado à imprensa (se necessário), contatos de quem deve ser contatado em caso de crise (como o CEO, CMO, CFO, etc. e agências e funcionários, etc.), itens de ação de qual ação deve ser tomada (quem falará em nome da empresa, etc.), se toda a empresa deve ser notificada ou apenas a alta administração, e tudo o mais que você julgar necessário.
Etapa 6
Depois de terminar as 10 páginas, faça uma reunião com as pessoas adequadas (como executivos de nível C e agências) para ter certeza de que todos concordam e compram o plano de ação que está em vigor.
Etapa 7
Arquive esses planos em vários lugares (mas privados) para que mais pessoas (além de você) possam ter acesso e implementá-los em caso de tragédia ou gerenciamento inadequado (como comida ruim ou brinquedos explodindo).
Isso deve ajudá-lo a estar preparado quando ocorrer uma crise - desde tragédias a decisões ruins ou má gestão. Você salvará a imagem e a marca da empresa estando preparado e não parecendo um "idiota" quando algo de ruim acontecer.