Muitos fabricantes hoje em dia estão codificando seus produtos para fins de auditoria interna e contabilidade. Isso permite que os fabricantes estudem melhor as estatísticas de seus produtos, como vendas, oferta e demanda. Os donos de lojas veem esse avanço tecnológico como benéfico também para rastrear suas vendas e serviços. O código de barras criou uma relação comercial harmoniosa entre os produtores e seus vendedores - os produtores implantam códigos de barras, os vendedores leem os códigos de barras.
Investimento de longo prazo
Portanto, é uma decisão de negócio sábia que vendedores ou lojistas invistam em leitores de código de barras. A maioria dos produtos de consumo, senão todos, são lidos por leitores de código de barras no momento da compra. Os leitores de código de barras são ferramentas de caixa úteis para registrar com eficiência todas as compras dos clientes em seus recibos. Se os investidores souberem escolher qual leitor de código de barras se encaixa melhor em sua configuração de caixa, um investimento de longo prazo nessas ferramentas será benéfico para três dos fatores mais importantes nas vendas: os fabricantes, os vendedores e os consumidores. Aqui estão algumas dicas úteis para escolher um leitor de código de barras:
1. Conheça o dispositivo. Um maior conhecimento do leitor de código de barras ajudará os lojistas a comparar os tipos de leitores e a fazer suas escolhas. Por definição, existem cinco tipos principais de leitores de código de barras:
Os leitores de caneta
Os leitores de slot
Leitores de dispositivo acoplado de carga (ou leitores CCD)
Leitores de imagem
Leitores laser
2. Conheça o tamanho necessário ou desejado do leitor de código de barras. Se o investidor for usar os leitores de código de barras para leitura contínua, é aconselhável escolher leitores que possam ser encaixados em tabelas para um grande número de itens a serem lidos. Se o investidor escaneia cargas volumosas, que geralmente têm códigos de barras longos ou marcas de códigos de barras maiores, leitores grandes são recomendados.
Mercearia comum
3. Considere o ambiente onde o leitor será instalado. É para um armazém? Uma loja? Ou para uso ao ar livre? Os leitores de imagem são mais aconselháveis para utilitários externos porque esses leitores são mais duráveis. Em ambientes externos difíceis, é comum presumir que o dispositivo pode sofrer uma pancada ou uma queda. Um leitor de código de barras a laser é recomendado para uma mercearia comum.
4. Qual é a distância de digitalização necessária? Se o investidor precisa de escaneamento de longo alcance, os leitores a laser modernos podem ler códigos de barras a até 30 metros de distância. Para uma digitalização mais próxima, de até 25 centímetros, leitores baseados em imagem são recomendados.
5. Escolha se é portátil ou estacionário. Para itens grandes ou de formato irregular, é melhor usar scanners portáteis. Mas quando se trata de uniformidade, os leitores fixos funcionam.
6. O orçamento também é importante. Como exemplo de comparação, um leitor de imagens é muito mais barato do que um scanner a laser. No entanto, os preços não devem ser um fator determinante da eficiência. Todos os anos, versões mais recentes de leitores são vendidas a preços diferentes.
Há uma grande variedade de tópicos relacionados aos leitores de código de barras. Para obter mais informações e perguntas, não hesite em consultar os fabricantes de códigos de barras ou consultores de vendas de códigos de barras.