Como conduzir seminários de construção de equipes ao ar livre?
Andres Luis Fonseca Jr.
• 3 min de leitura
As empresas prosperam em conseguir bons funcionários e fazer com que trabalhem melhor em conjunto. Os seminários externos de formação de equipes são realizados para garantir que a sinergia da equipe seja desenvolvida, mantida e, por fim, fortalecida e aprimorada com o tempo. Os seminários de formação de equipes são conjuntos de atividades destinadas a aumentar a sinergia da equipe e o desempenho de seus membros individualmente e como um grupo. Essas atividades vêm de princípios de desenvolvimento organizacional e podem ser aplicadas a grupos pequenos ou grandes.
Seminário de formação de equipes ao ar livre
Existem diferentes maneiras de conduzir um seminário de construção de equipes ao ar livre, e são:
Atividades de vínculo de grupo - Essas atividades são destinadas a que os membros da equipe se conheçam. Eles podem ser tão simples quanto narrar, atividades com papel e caneta ou jogos que podem ser fisicamente desafiadores.
Atividades de desenvolvimento pessoal - essas atividades são projetadas para que os participantes se autoavaliem e, a partir dessas situações, obtenham uma visão e uma perspectiva.
Para tornar seus seminários de construção de equipe eficazes, aqui estão algumas dicas sobre como começar:
Realizar seminários ao ar livre pode ser um desafio quando se trata de logística. Certifique-se de ter tudo o que precisa, especialmente os itens principais. Embora seja fácil conseguir canetas ou marcadores, itens como giz de cera, projetores LCD e outros materiais para seus jogos e atividades podem ser difíceis de encontrar.
Nem todos os locais ao ar livre são iguais. Inspecione o local visualmente antes de escolher seu local. Vagas de estacionamento, banheiros e clima são algumas coisas que normalmente passam despercebidas quando se trata de escolher locais. Acessibilidade, taxas de estacionamento e instalações são coisas que você deve prestar atenção principalmente.
Seu facilitador deve ser adepto ao ar livre. Ele pode trabalhar sem microfone? Quais atividades exigirão um sistema de som? Ele vai precisar de um assistente para o programa? Esses são apenas alguns itens sobre os quais você precisa consultar seu facilitador para garantir que o aprendizado seja maximizado durante as sessões.
O número de participantes deve ser maximizado. Para maximizar o valor em transporte e hospedagem, certifique-se de que o maior número possível de participantes possa participar. Se todos puderem juntar tudo em um lote em vez de dois, você economiza pela metade os custos de transporte e hospedagem.
Executivos e gerentes também devem ter menos lotes, para que fiquem longe de seus escritórios por muito menos tempo. Lembre-se de que você está pagando pelo tempo dos executivos, mesmo por cada minuto que eles passam fora do escritório.
É importante que a administração apoie seminários como este para elevar o moral dos funcionários e garantir aos funcionários que a administração está zelando por eles, da forma como os funcionários zelam por sua produtividade. Atividades outdoor em equipe não apenas desenvolvem a pessoa profissionalmente, mas também pessoalmente. Pode quebrar barreiras entre os membros da equipe e permitir que trabalhem melhor juntos. Treinamentos, seminários e workshops são considerados investimentos. E, se investidos de maneira adequada, podem gerar um bom retorno sobre o investimento no longo prazo, e não apenas nos resultados financeiros, mas também no desenvolvimento organizacional. Um seminário de construção de equipes ao ar livre bem preparado pode beneficiar tanto os funcionários quanto a empresa.