Minha esposa se cansa de frango. Quase nunca faço isso, e grelhar é uma das minhas formas favoritas de prepará-lo. Você pode comer um frango excelente todas as vezes e pode desfrutar de uma variedade quase infinita também, se seguir algumas orientações simples ao grelhar.
Frango grelhado perfeito
Para fazer o frango grelhado perfeito:
Se for usar uma marinada, tente deixar o frango na marinada por várias horas antes de grelhar. Se você quiser usar uma marinada no último minuto, use um injetor para obter o sabor profundamente dentro do músculo. Existem inúmeras marinadas para serem experimentadas. Experimente uma pesquisa na web por "receita de marinada". Você encontrará receitas suficientes para experimentar nos próximos anos.
Não use muito sal (se houver) em sua marinada ou temperos. O sal faz com que o suco se prolongue, deixando o frango seco. Se o frango precisar de sal, aplique antes de servir.
Sele a superfície da carne para reter os sucos. O óleo é sua melhor aposta. Manteiga funciona e adiciona um sabor maravilhoso, mas você tem que tomar cuidado para não queimá-la. Eu gosto de misturar um pouco de óleo com um pouco de marinada e ficar escovando a superfície do frango enquanto estou grelhando. Tento usar marinada fresca para escovar. Se você usar a marinada em que o frango cru estava sentado, pare de escovar alguns minutos antes de retirar o frango da grelha. Certifique-se de que todas as superfícies sejam expostas a altas temperaturas antes de servir para matar qualquer bactéria deixada na marinada pelo frango cru.
Cozinhe o frango até ficar perfeito, mas não cozinhe demais. Essa é a parte mais difícil de acertar. Grelhar não é uma ciência exata. Se o frango estiver mal passado, qualquer bactéria da carne, como a salmonela, não será morta e você poderá adoecer. Cozinhar demais resseca o frango e o deixa duro e pouco apetitoso. Experimente estas dicas simples para evitar qualquer um dos extremos:
Use apenas fogo médio ou baixo até o estágio final de cozimento. Grelhar lentamente permite que o calor penetre lentamente para o centro do corte sem queimar ou secar os tecidos externos. O cozimento lento também permite que os sabores da fumaça penetrem por mais tempo. Se quiser dourar o frango, espere até que a temperatura interna esteja quase perfeita, coloque-o próximo à fonte de calor e sele rapidamente e dourar. Seu fogo é quente se você não consegue segurar sua mão onde o frango estará por mais de dois segundos (mil e um, mil e dois). Se você conseguir manter a mão na altura do frango por cerca de quatro a seis segundos, mas não mais, a temperatura está quase certa. Obviamente, a baixa temperatura (seis segundos) leva mais tempo para cozinhar a peça do que o fogo médio (quatro segundos).
Grelhe principalmente frango desossado. Isso é difícil se você estiver cozinhando coxas ou pernas. Remover os ossos dessas partes é difícil, especialmente das pernas. Você pode querer guardar esses cortes para uma refeição diferente. As asas são finas, então os ossos não são um problema. Se você grelhar com o osso, lembre-se de que o osso absorverá o calor. Se você não tiver cuidado, os tecidos externos ficarão secos, enquanto os tecidos próximos ao osso ainda estarão crus. Continue regando com óleo ou marinada com óleo nele. Vire frequentemente.
Use um termômetro de carne para determinar o cozimento. Um termômetro está calibrado. Seus olhos não são. O frango é feito quando a parte mais interna atinge 165 graus Fahrenheit, não antes. Se verificar e descobrir que a temperatura interna ainda está muito baixa, passe um pouco de óleo sobre o orifício que fez para que o líquido não escorra. Limpe também o termômetro com uma toalha de papel úmida para remover qualquer bactéria que ele possa ter pego da carne crua.
Cuidado com as marinadas. Qualquer coisa com açúcar ou molho de tomate vai queimar. Nunca aplique o molho de churrasco até pouco antes de tirar o frango da grelha. Vire e reaplique algumas vezes, girando antes que queime. Seja extremamente cauteloso com o teriyaki. O teor de açúcar é alto e queima facilmente.
A prática leva à perfeição. Se você seguir as orientações acima, logo estará produzindo excelentes pratos de frango grelhado. Bom apetite!
Ferramentas necessárias:
Escova de alinhavo (o tipo com cerdas de silicone é o melhor)
Termômetro de carne
Pinças (nunca use um garfo)
Cuidado:
Use um termômetro de carne para garantir que o frango atingiu a temperatura interna de 165 graus.
Sele a superfície do frango com óleo para que não seque na grelha.
Dicas rápidas:
Cozinhe o frango em temperatura mais baixa por mais tempo para obter melhores resultados.