O molho marrom chinês é um molho versátil que acompanha a maioria das entradas chinesas. Depois de ter a receita básica para o molho marrom simples, você pode usá-lo para adicionar legumes salteados, tofu frito, macarrão Lo-Mein e uma série de outros pratos.
Caldo de vegetais de boa qualidade reconstituído
A versão autêntica usa caldo de vegetais para que possa ser facilmente adicionado a uma variedade de pratos, independentemente do gosto pessoal, necessidades dietéticas ou preocupações nutricionais. Cozinheiros inteligentes começam com um caldo de vegetais de boa qualidade reconstituído a partir de cubos de caldo ou estoque de envelope. Para quem deseja evitar o alto teor de sódio ou busca uma receita mais autêntica e saudável, um caldo de legumes caseiro seria a melhor escolha e pode ser feito facilmente fervendo uma variedade de raízes vegetais como batata, cenoura e cebola bem como repolho, milho e feijão verde até ficarem macios e bem cozidos. Os vegetais podem ser usados em outros lugares, como ensopados e sopas.
Esta receita rende uma xícara de molho marrom e pode ser congelada para uso posterior. Experimente congelar em cubos para que seja simples de usar. Este molho básico se presta facilmente ao popular Molho Mestre Chinês, que envolve a adição de uma mistura exótica de especiarias como erva-doce, gengibre, vinho de ameixa ou alcaçuz ou pode ser temperado no estilo Szechuan com pimenta em grão ou uma variedade de pimenta malagueta.
Ingredientes:
- Uma xícara de caldo ou caldo de legumes frio
- Duas colheres de sopa de molho de tamari
- Duas colheres de chá de molho de soja
- Uma colher de chá de açúcar mascavo
- Duas colheres de sopa de amido de milho
Pequena panela de molho
Coloque meia xícara de caldo em uma tigela pequena. Coloque a outra metade da xícara de caldo em uma pequena panela de molho e leve ao fogo baixo. Usando um pequeno batedor, misture as duas colheres de sopa de amido de milho, usando apenas um pouco de cada vez, no caldo frio. Misture muito bem até que todos os caroços desapareçam e a textura seja lisa e um marrom claro. Adicione o molho de tamari e o açúcar ao caldo no fogão.
Com muito cuidado e devagar, bata a mistura de amido de milho no caldo que está esquentando no fogão. O molho começará a engrossar à medida que cozinha, e ficará ainda mais espesso ao esfriar.
Se o molho for muito espesso, mais caldo pode ser adicionado aos poucos. Se o molho for muito fino, adicione duas a três colheres de chá de amido de milho a meia xícara de água fria e misture bem. Adicione ao molho marrom.