Como escolher equipamentos de resistência ao exercício?
Pablo Maldonado Jr.
• 3 min de leitura
O treinamento de resistência é uma forma de exercício de força tradicionalmente popular para atletas. Muitas pessoas confundem isso com musculação, levantamento de peso ou levantamento de peso, dando-lhes a impressão de que o treinamento de resistência faz o corpo crescer. No entanto, o treinamento de resistência é simplesmente uma forma de exercício envolvendo alguma resistência externa, que pode ser o peso do próprio corpo da pessoa ou equipamento que faz com que os músculos se contraiam com a intenção de aumentar o tônus, a massa, a força e a resistência. O equipamento pode ser halteres, pesos, faixas de resistência, alças ou cabos de exercício, máquinas e / ou outro equipamento de resistência de exercício especialmente concebido e destinado a fortalecer os músculos e alcançar um corpo mais saudável.
Barra ponderada. Ideal para resistência com peso, treinamento de força, treinamento funcional, flexibilidade e equilíbrio, é uma barra corporal com peso. Ele constrói a massa corporal magra, define músculos, fortalece o coração e reduz o risco de osteoporose. Uma barra de peso fornece uma distribuição uniforme do peso durante o treinamento e pode ser usada em outras formas de exercício.
Correia ponderada. Use um cinto com pesos para aumentar a resistência do corpo para exercícios de força e cardio. Os cintos são projetados com fechos que proporcionam um ajuste personalizado e confortável. É melhor para otimizar os resultados do seu treino.
Banco de peso. Bancos de musculação dobráveis são um ótimo complemento para seu equipamento de resistência ao exercício. É ideal para uso com pesos ou halteres e também para flexões e depressões.
Faixa elástica ou loop. Algumas marcas são feitas de bandas de látex ideais para alongamento, Pilates, aeróbica e exercícios de força. Uma faixa extensível fornece níveis leves, médios e pesados de resistência e é uma ferramenta eficiente para fortalecer, tonificar e modelar os músculos. É fácil de usar, portátil e muito versátil.
Bicicleta ergométrica. Entre os equipamentos de resistência de treino mais populares está a bicicleta ergométrica estacionária. Você pode escolher uma bicicleta que tenha várias opções de resistência para complementar a intensidade variável do seu treino. Uma bicicleta ergométrica tem designs de assento para fornecer suporte lombar e proteger suas costas.
Cabos ajustáveis de resistência. Os cabos de exercício são bons para modelar, tonificar e definir os músculos. Eles também são projetados para aumentar a massa muscular magra e melhorar o condicionamento físico geral do corpo. Eles estão disponíveis em níveis de resistência leve, médio e pesado.
Aumento da densidade mineral óssea
Demonstrou-se que os exercícios de resistência oferecem muitos benefícios para jovens e idosos. Além de construir força e tônus muscular, essas formas de exercícios são boas para aumentar a densidade mineral óssea, regular a pressão arterial, reduzir problemas cardiovasculares e melhorar a condição cardíaca, reduzir a gordura corporal e aumentar a taxa metabólica, melhorar a mobilidade dos idosos, desenvolver energia, melhorar aparência física e revertendo o processo de envelhecimento.
Embora nunca seja tarde demais para começar a praticar exercícios de resistência, é importante consultar seu médico antes de iniciar qualquer tipo de exercício de rotina. Mesmo os idosos podem realizar o treinamento de resistência, desde que o desenho do programa, a frequência do treinamento, o nível de resistência e o equipamento de resistência do exercício sejam adequados às condições do corpo. Seu médico pode dar recomendações sobre esses fatores, e você pode então elaborar seu plano de exercícios e escolher seu equipamento com base no que for melhor para você.