Como fazer exercícios de extensão de tríceps para idosos?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Pessoas em idade madura precisam permanecer ativas e em boa forma física para manter seus corpos em perfeitas condições. Estender a energia e o vigor não é mais encontrar uma cura milagrosa. É uma questão de simplesmente manter um estilo de vida saudável, e isso envolve principalmente seguir o regime de condicionamento físico adequado. Se você é um idoso, lembre-se de que é uma questão de combinar exercícios cardiovasculares com treinamento de força e resistência. Claro, é importante que você consulte um médico primeiro, mas assim que receber o sinal de movimento, uma das melhores rotinas de exercícios que você pode fazer são exercícios de extensão de tríceps. O tríceps é o grande músculo da parte de trás do braço. Aqui está o que você pode fazer para exercitar esta área:
Encontre uma cadeira confortável adequada ao seu tamanho, ou seja, ela apóia totalmente as suas costas retas e as rótulas ficam bem encostadas na borda do assento. Você também deve ser capaz de manter os pés apoiados no chão.
Procure um haltere, muito leve, com o qual você se sinta confortável. Você não quer sobrecarregar seus músculos. Lembre-se de que é melhor começar com pesos leves primeiro e realizar várias repetições com eles. Em seguida, nivele gradualmente para pesos cada vez mais pesados.
Com a mão direita segurando o haltere, posicione o cotovelo direito próximo à cabeça, com o braço paralelo à cabeça. Seu braço deve estar formando uma espécie de L neste ponto, com o antebraço (a parte do braço do cotovelo ao pulso) estendendo-se para a parte de trás da cabeça. Use sua mão esquerda para apoiar o cotovelo direito.
Abaixe o antebraço direito e levante-o, mas tome cuidado para não esticá-lo demais. Você pode estender o antebraço cerca de 20 graus antes de levantá- lo em uma linha reta. É importante que você mantenha o antebraço reto o tempo todo. Use o cotovelo como ponto de apoio.
Durante toda essa rotina, lembre-se de manter as costas flexionadas, os abdominais contraídos, os cotovelos travados e os ombros nivelados. Lembre-se de que você está trabalhando o tríceps, portanto, tire o impulso daí e não de qualquer outra parte do corpo. Definitivamente, evite balançar ou sacudir o corpo, ou agitar os cotovelos em qualquer ponto desta rotina.
Repita todo o processo de levantamento e abaixamento do haltere com o braço direito, por 3 séries de 15 repetições cada (recomendado). Demore cerca de 3 segundos para levantar o braço e outros 3 segundos para abaixá-lo.
Após a série, faça o mesmo procedimento com o braço esquerdo.
Lembre-se de respirar corretamente e evite prender a respiração. Inspire enquanto abaixa o haltere e expire durante o levantamento.
A prática leva à perfeição
A chave para essa rotina não é a velocidade, mas o controle. Concentre-se em sua forma para cada repetição; veja se sua postura está correta, se você está colocando o estresse e o movimento na área muscular correta e se está respirando corretamente. Lembre-se sempre que com quase tudo, a prática leva à perfeição e os benefícios vêm com o tempo. Divirta-se!