Remover os ossos do peixe é muito fácil de fazer e, na verdade, existem duas maneiras básicas de como você pode remover seus ossos. Uma é cozinhar o peixe antes de remover seu osso ou filetagem dos peixes antes que seja cozido. No entanto, filetar antes de cozinhar é melhor, porque tem um gosto melhor do que cozinhá-lo antes de remover o osso. Essas técnicas funcionam para quase todos os tipos de peixes.
Existem coisas que você também precisa antes de começar a filetar um peixe:
Uma faca de filé que você usará principalmente para tirar os ossos do peixe
Para começar, você precisará enxaguar o peixe e certificar-se de que está limpo. Você também precisa estripar o peixe e depois limpá-lo novamente com água fria corrente. Você também pode começar a remover as escamas usando a colher de metal, se preferir fazer isso primeiro. Agora você está pronto para filetar o peixe.
Coloque o peixe de lado na tábua de cortar e faça um corte na parte de trás das guelras, depois corte-o para baixo. A partir daí, você tem que continuar empurrando até que a ponta da lâmina toque sua espinha dorsal. Uma vez lá, você deve girar a faca até que os lados da faca fiquem planos em sua espinha dorsal, tornando-a paralela à superfície da tábua de cortar. Certifique-se de que a borda esteja direcionada para a cauda. Agora você vai começar a cortar a espinha dorsal do peixe até a cauda, um movimento de balanço em sua lâmina pode torná-lo mais fácil de cortar. Faça o mesmo procedimento no lado oposto do peixe
Agora que você foi capaz de remover as espinhas dorsais, a próxima coisa que deve ser removida são as costelas e os ossos dos alfinetes. Basta cortar a caixa torácica e removê-la de sua carne. Em seguida, use uma pinça para remover os ossos dos pinos. Se alguma vez os ossos dos alfinetes não forem tão visíveis por causa da carne, tente senti- los cuidadosamente com a ponta dos dedos.
A outra maneira de fazer isso é cortando sua barriga e removendo-a do peixe. Se quiser cortar a cabeça, você também pode fazer isso. Em seguida, comece a ferver o peixe e, depois de alguns minutos, remova-o da frigideira e você poderá separar facilmente a carne de seus ossos.
Você pode usar um garfo se quiser ter certeza de que removeu os ossos da carne de maneira limpa. Você pode começar a levantar a pele facilmente, se usar a espátula do garfo, e depois deslizar ao longo das costas do peixe para remover a espinha.
Peixe desossado muito bem preparado
Se você conseguir fazer isso corretamente, você obterá um peixe desossado bem preparado em questão de minutos. Agora você também pode compartilhar com sua família e nunca se incomodará de alguém ficar com uma espinha de peixe presa na garganta, especialmente se for seu filho que vai comê-la.