A planta que conhecemos hoje como aipo foi desenvolvida a partir de aipo selvagem, cujos restos foram encontrados em tumbas egípcias do século XIV. O aipo selvagem era uma planta muito difundida na Europa e comumente conhecido como smallage. Smallage era uma erva amarga usada principalmente para fins medicinais, embora os romanos também a usassem como condimento. Durante o século 17, os jardineiros italianos começaram a hibridizar a planta para eliminar o amargor. Hoje, o aipo é encontrado em uma variedade de formas, incluindo sementes, terra, folhas, sal, óleo essencial e o favorito da bandeja vegetariana, talos.
Passo 1
Aparência de aipo
- O aipo é um membro da família da salsa e possui folhas verdes que podem ser usadas em sopas e caçarolas, assim como a salsa.
- O aipo atinge mais de um metro de altura e tem caules grossos e estriados, que são colhidos como legume.
- As flores do aipo sobem acima das folhas em pequenos cachos de flores amarelas. Seguindo as flores vêm pequenas sementes verdes claras.
- As sementes de aipo são secas para serem usadas como tempero e são marrom médio com um toque de verde e com estrias de cor mais clara.
Passo 2
Aroma e sabor
- O aipo tem um cheiro característico, que cheira a aipo; uma definição circular que não ajuda ninguém que nunca viu ou cheirou a aipo.
- As sementes têm um sabor quente com notas de noz-moscada e salsa.
Etapa 3
Uso culinário
- Aipo moído é usado em Bloody Marys, embora alguns digam que sementes pequenas também funcionam.
- O sal de aipo é usado por quem quer uma nota saborosa no prato. É feito de sal aromatizado com óleo essencial de aipo.
- As folhas do aipo podem ser secas e usadas para sopas e caçarolas (são particularmente boas na canja de galinha).
- O talo do aipo é um vegetal popular, que é mais comumente comido cru, embora possam ser usados em saladas. Os talos de aipo são famosos por suas calorias "negativas". As calorias que o corpo de uma pessoa deve usar para digerir o vegetal são maiores do que as calorias contidas no vegetal.
- O aipo realça o sabor da carne e é recomendado em pratos de carne com um quarto de colher de chá por quilo.
Passo 4
Uso da medicina tradicional e popular.
- O óleo essencial era uma cura popular para reumatismo.
- O aipo é popular entre os fitoterapeutas como tratamento para asma e bronquite. Também é conhecido por ajudar com flatulência e febre.
- O chá de sementes de aipo tem a reputação de ajudar os insones a relaxar e adormecer.