A preparação adequada dos alimentos evita a contaminação
Quais são os alimentos potencialmente perigosos? São ingredientes culinários que apresentam maior possibilidade de contaminação devido aos métodos utilizados para produzi-los e processá-los, e possuem características que geralmente permitem o aumento de microrganismos. Geralmente são úmidos, ricos em proteínas e quimicamente neutros ou ligeiramente ácidos.
Estes são os 13 melhores alimentos potencialmente perigosos:
tofu
Carne: boi, porco, cordeiro
Peixe
Aves
Marisco, crustáceo
Brotos, sementes cruas
Ovos com casca
Melões fatiados
Batatas assadas ou cozidas
Misturas de alho e óleo
Alimentos à base de proteína de soja
Arroz cozido, feijão ou outros alimentos vegetais tratados com calor
Leite e produtos lácteos
A maioria de nós sabe cozinhar e até mesmo experimentar pratos para servir aos nossos entes queridos, mas poucos de nós têm conhecimento suficiente sobre como proteger nossa família de adoecer por causa da contaminação dos alimentos.
Como podemos evitar a contaminação? Saber preparar e guardar os ingredientes que colocamos nos pratos que cozinhamos.
Dicas de prevenção:
Você sabia que o armazenamento e manuseio incorreto de alimentos pode causar contaminação dos alimentos? Mate os microorganismos da maneira certa, controlando o tempo e a temperatura ao longo de sua preparação diária de alimentos para minimizar o crescimento microbiano.
Higiene pessoal adequada: Limpe e lave as mãos para evitar possíveis fontes de contaminação.
Armazenamento de alimentos: armazene os alimentos na temperatura sugerida. Se for carne ou peixe fresco, guarde-o no congelador.
Temperatura de cozimento adequada: cozinhe os alimentos em sua temperatura interna mínima segura pelo tempo certo. Por favor, compre um bom termômetro para alimentos. O conceito mais importante a aprender é que os alimentos frescos só podem permanecer na Zona de Perigo de Temperatura por menos de 4 horas. Considere a carne fresca no carro que sai do mercado - se subir acima de 5°C, é porque está passando um tempo na zona de perigo. Depois de cozinhá-lo, o tempo que leva para esfriar as sobras abaixo de 5°C é o tempo da zona. O tempo que você leva para reaquecer e o tempo que ele fica depois para esfriar a mesa também são contados. Faça o seu melhor para manter o controle e tente não se aproximar de 4 horas com muita frequência.
Temperatura de manutenção adequada: É importante manter os alimentos potencialmente perigosos na temperatura adequada e fora da Zona de Perigo de Temperatura ao servi-los por longos períodos de tempo (mesmo algumas horas). Portanto, alimentos quentes devem ser mantidos acima de 60°C e alimentos frios abaixo de 5°C ou menos.
Resfriamento adequado de alimentos cozidos: Resfrie os alimentos cozidos a 21°C em duas horas e a 5°C em quatro (4) horas. Não coloque os alimentos no frigorífico antes de atingir os 21°C, pois podem aquecer outros produtos próximos no frigorífico.
Reaquecimento adequado: reaqueça os alimentos a uma temperatura interna de 74°C por quinze (15) segundos para matar os microorganismos que podem se formar após armazenar os alimentos cozidos na geladeira.
Para obter os resultados mais seguros, cozinhe carnes frescas até que a temperatura interna no ponto mais espesso atinja as temperaturas recomendadas abaixo:
Caçarolas, molhos e cremes para ovos: 71°C.
Bife, vitela ou cordeiro fresco: mal passado-145, médio-160, bem passado-77°C.
Carne fresca moída, vitela ou cordeiro: 71°C.
Porco ou presunto fresco: médio a 71°C, bem passado a 77°C. Esses números são bastante conservadores. Parasitas triquinelas morrem a quase 140°, então você pode cozinhar com segurança a 66°C para mal passado e desfrutar de porco úmido.
Frango inteiro, peru, pato e ganso: 82°C, medido da coxa para baixo perto do osso.
Coxas, asas e pernas de aves: 82°C.
Peitos de frango assados: 77°C.
Recheio: dentro ou fora da ave, 74°C.
Todas as sobras e caçarolas: 74°C.
Agora você pode começar a cozinhar sem se preocupar!
Dicas rápidas:
Não se esqueça de lavar as mãos antes e depois de preparar os alimentos.
Sempre verifique ou veja o prazo de validade dos alimentos que está comprando.
Nunca coloque alimentos descobertos em sua geladeira.