Na culinária japonesa, o arroz branco, conhecido como Gohan, é mais do que um acompanhamento. Do sushi ao curry e ao gyudon (tigela de carne), a qualidade do arroz diz muito sobre a qualidade do cozinheiro. Cozinhar arroz japonês, no entanto, dificilmente é ciência de foguetes, e se sua família tem desejo por arroz de grão curto pegajoso, aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo a cozinhar arroz japonês em sua própria casa.
Como cozinhar arroz japonês:
Lavando o arroz: o arroz japonês de grãos curtos é pegajoso e pode ser muito amiláceo, a menos que você enxágue antes de cozinhar. Lavar é necessário, mas você não precisa fazer isso demais. Você não quer descascar o grão, deixando uma tigela de arroz sem brilho e sem sabor - além disso, muitas empresas de arroz hoje produzem arroz polido que exige menos enxágue. Pegue a quantidade medida de arroz e deixe de molho em água fria. Bata suavemente o arroz submerso com a mão ou um batedor de arame e escorra. Repita o processo no máximo três vezes.
Mergulhe o arroz: para cozinhar arroz em uma panela, ao invés de um fogão, você terá melhores resultados se deixar o arroz de molho por pelo menos 20 minutos. Certifique-se de drenar a água e adicionar água fresca para cozinhar.
Em uma panela pesada, adicione a quantidade medida de água e leve para ferver. Mexa o arroz, reduza o fogo e tampe bem. Cozinhe por 22 a 25 minutos.
Quando o arroz estiver pronto, seja na panela elétrica de arroz ou na panela, abra a tampa, mexa levemente e coloque a tampa novamente. Deixe repousar por dois minutos.
Produzindo arroz mais seco
Sushi: as panelas elétricas de arroz são a maneira mais segura de cozinhar arroz perfeitamente, especialmente se você planeja fazer sushi. Sushi se traduz em vinagre-arroz e, como você está adicionando vinagre ao arroz cozido, quer ter certeza de que o arroz não é muito pegajoso para começar. Muitas panelas elétricas de arroz oferecem um marcador de nível de água "sushi". Ele cozinha usando menos água, produzindo um arroz mais seco. Se o seu fogão não tiver um marcador de nível de água para sushi, encha a água até um pouco abaixo do marcador normal para o mesmo efeito. Arroz misto: a culinária japonesa geralmente é marinada com sabores salgados, como molho de soja, por isso o arroz branco é o complemento perfeito. Para a cultura ocidental, entretanto, arroz branco puro pode ser, bem - simples. Experimente adicionar algumas amêijoas, cogumelos shiitake e uma colher de sopa de molho de soja antes de adicionar a água. O resultado é uma deliciosa versão japonesa de Paella.
Saúde / nutrição: o arroz japonês é delicioso, mas dificilmente emagrece. Um 0,25 xícara de arroz branco tem aproximadamente 160 calorias, e a fibra é substancialmente menos do que o arroz integral. Mas o arroz integral não vai bem sozinho quando se trata de pratos japoneses. Uma alternativa melhor é misturar os dois. Veja como.
Ao medir uma xícara de arroz branco cru, deixe cerca de um quarto de polegada da parte superior e preencha com arroz integral. Lave e deixe de molho como de costume e adicione a mesma quantidade de água usada para cozinhar o arroz branco (se você estiver misturando mais de um quarto de xícara de arroz integral, será necessário adicionar mais água). Certifique-se de misturar o arroz integral de "grãos curtos" com o branco. Genmai é outra alternativa ao arroz integral. Parece arroz branco, mas na verdade é o grão antes do processo de polimento.
Sobras: embora a maioria das panelas elétricas de arroz ofereça um recurso de aquecimento que mantém o arroz cozido aquecido, é tão apetitoso quanto um bule de café que ficou em um prato quente por um dia. Se sobrar arroz, embrulhe em plástico e leve à geladeira. Coloque no microondas por alguns segundos antes de adicioná-lo à sopa de missô ou cozinhá-lo no arroz frito.
Por causa de sua textura densa, o arroz branco japonês resiste a molhos ricos e carnes ousadas. Mas também é versátil o suficiente para complementar uma refeição mais leve enquanto satisfaz a fome. Esteja você criando uma refeição japonesa completa ou como acompanhamento com bolo de carne, vá em frente e explore. Não há maneira errada de servir gohan.
Dicas rápidas:
Para obter o arroz mais saboroso, nunca cozinhe com arroz velho. O arroz seco deve ser consumido dentro de dez semanas após a compra. Marcas como Nishiki, Kagayaki e Tamaki fazem de tudo para anunciar a distribuição de sua "nova safra" todos os anos. Em outras palavras, é muito importante ter certeza de que você está estocando um bom arroz.